O termo LED significa Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz). Esta solução tecnológica que vem crescendo no Brasil e conquistando cada vez mais o mercado dos eventos, contribui de uma forma personalizada para que a experiência audiovisual seja de melhor qualidade, oferecendo imagens com muito mais brilho, em alta resolução, com uma gama de cores que são incrivelmente mais amplas e nítidas.
Mas, entendamos que a lâmpada de “Diodo” foi criada há algumas décadas, mais especificamente em 1962 pelo engenheiro e inventor Nick Holonyak Jr dentro Universidade de Illinois, USA, onde ele trabalhava como professor de elétrica e informática. Podemos dizer que o LED revolucionou a maneira que iluminamos o ambiente e transmitimos as imagens, pois foi a melhor solução de luz depois da criação da lâmpada incandescente, desenvolvida pelo inventor e empresário norte-americano Thomas Edison em 1879 e da lâmpada fluorescente criada em 1938 por Nikola Tesla, engenheiro eletrotécnico e inventor.
Podemos dizer que o LED é a nova luz que usamos para iluminar o mundo!

Importante é saber também como o LED chegou até aqui, e como foi sua transformação nas últimas décadas para chegar a ser a revolução visual que conhecemos hoje. O grande salto inovador ocorreu nos anos 90 com a criação do LED azul pelos três cientistas japoneses Isamu Akasaki, Hiroshi Amano e Shuji Nakamura, pois até então o mercado só contava com os emissores de luz nas cores vermelha e verde. Está invenção foi a alternativa que faltava para a consolidação da tecnologia, pois sem o componente azul, não se podia até então criar a luz branca, que é o componente que favorece a criação do que conhecemos na atualidade.
Hoje a tecnologia é usada em televisores, monitores de computadores, lanternas, telas de celulares, luminárias. Também o mundo marketing encontrou na solução o que faltava para transformar definitivamente a entrega de campanhas publicitárias, e experiências de marca, convencendo ao mundo que a criatividade acompanhada de tecnologia, faz com que o audiovisual seja mais encantador e envolvente.
Também não podemos também deixar de comentar sobre a eficiência energética dessa solução, pois o LED economiza até 4 vezes mais que as lâmpadas fluorescentes e 18 vezes mais que as incandescentes. Isso contribui na economia dos recursos energéticos, baixando os custos financeiros e fortalecendo o compromisso da agenda ESG de muitas empresas e governos que optam por usar a solução através de painéis em ações de marketing e branding. Com isso, a consolidação do LED como opção número 1 na substituição de lonas para projeções, caminha para um futuro em que todos entenderam que diminuir o uso de plástico é ser consciente e eficiente, e cuidar dos recursos naturais é responsabilidade de todos para que tenhamos um planeta mais sustentável.
Por isso, que a solução no mercado de eventos corporativos chegou para ficar, uma vez que o segmento está sempre evoluindo e se adaptando as mudanças, com olhos no futuro.